Frutas desidratadas e sementes oleaginosas


As frutas desidratadas e as sementes oleaginosas têm múltiplas funções importantes para o bom funcionamento do corpo. Confira suas principais qualidades:
Tâmara, ameixa, uva, banana, maçã e pêra secas contêm potássio. A carência ou excesso desse mineral pode provocar dores de cabeça e enxaquecas, além de interferir na contração dos músculos. Uma das funções do potássio é distribuir as energias fornecidas pelos alimentos e transmitir impulsos elétricos.
Banana desidratada e noz têm magnésio, bom para o coração. O magnésio ajuda no desenvolvimento de ossos e dentes, atua na contração dos músculos e nas reações dos nervos. Junto com outros minerais, participa da homeostase, processo interno do organismo que mantém constante a temperatura corporal.
Noz, castanha e amêndoa contêm vitamina B1 (tiamina), considerada o alimento do cérebro. Sua carência provoca falhas de memória e dificuldade de concentração. A vitamina B1 também fortalece músculos e nervos. Essas sementes oleaginosas ainda contam com ácido fólico, que beneficia a reprodução das células, e vitamina E, que as protege do envelhecimento. Noz, castanha e amêndoa são excelentes reservas de gordura monoinsaturada, que faz parte da formação do bom colesterol. Possuem ainda cobre, um mineral que facilita a contração das fibras do músculo cardíaco.
A castanha-do-pará é fonte privilegiada de selênio, que impede a degeneração da membrana que envolve a célula, protegendo-a da oxidação e contribuindo para melhorar as defesas do organismo. A castanha-do-pará tem 68% de gordura e 14% de proteínas, o que faz dela um alimento bastante calórico: em apenas 20 gramas, você consome 140 calorias, o equivalente a 5% da necessidade diária de energia.
via: noivaemforma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...