Projeto Mandala - Willy Pessoa Rodrigues

A Agência Mandalla foi criada para promover ações de baixo custo para a erradicação da situação de fome e miséria das famílias de baixa renda. Fundada por Willy Pessoa, a agência inova em processos de desenvolvimento sustentável com enfoque na produção familiar agro-ecológica e na filosofia de intervenção holística e sistêmica ambiental. Este novo modelo une a pequena produção agrícola, com processos produtivos e agro-industriais de aproveitamento das oportunidades e potenciais locais, permitindo que a família produza seu auto-sustento e colabore para o desenvolvimento de toda a sua comunidade.
Uma das principais estratégias da Agência Mandalla é o empoderamento social comunitário por meio da formação e da maximização do capital humano a partir da formação de difusores sociais. Esses difusores, que normalmente são pequenas famílias rurais, são capacitados e ligados em uma rede para o melhor aproveitamento do potencial produtivo de sua terra, para melhorar a utilização dos recursos naturais de sua região, para a produção de alimentos com qualidade, produtividade e responsabilidade social e para o exercício da cidadania.
Willy viveu em diversas regiões do Brasil, tornou-se professor e se fixou na zona rural. Montou uma granja, em sua primeira experiência com agricultura, e se tornou autodidata, estudando botânica, zootecnia e agricultura. Willy coordenou projetos de desenvolvimento integral sustentável, disseminando diferentes metodologias, e há cerca de 30 anos trabalha no processo Mandalla.
A Agência Mandalla implementa seu processo em 170 comunidades de cinco estados, contribuindo para a economia e o desenvolvimento sustentável e ajudando a reverter a tendência de abandono das comunidades rurais e a migração para os centros urbanos. O trabalho da organização já beneficiou aproximadamente 13.500 pessoas em assentamentos rurais, quilombolas, aldeias indígenas e comunidades urbanas rurais em 12 estados. (ashoka)


via: ashoka

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...