Clonagem de mudas

Clonagem de mudas é destaque no Show Rural Coopavel 2006 (15/02/2006)

Clonagem de mudas é destaque no Show Rural Coopavel 2006

Um equipamento capaz de multiplicar mudas de plantas com muito mais higiene, segurança e economia. Esse é o biorreator, uma espécie de “fábrica de plantas”, que será um dos destaques na Casa da Embrapa durante o Show Rural Coopavel 2006, que está acontecendo  em Cascavel-PR, até o dia 17 de fevereiro.

O biorreator funciona a partir de um sistema de frascos de vidro interligados por tubos de borracha flexível, pelos quais as plantas recebem ar e solução nutritiva por aspersão ou borbulhamento. Esse equipamento contém os materiais a serem reproduzidos, como células, tecidos ou órgãos, e visa produzir plantas de forma semi-automática, com monitoramento e controle das condições de cultivo, além de uma menor manipulação das culturas. O equipamento foi desenvolvido e patenteado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília-DF), uma das 40 unidades da Empresa Biorreator para clonagem de mudas chega ao setor produtivoBrasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A clonagem de plantas tem se mostrado uma ótima opção para acelerar a produção de variedades híbridas de café com características de interesse, como resistência a pragas e doenças, por exemplo, como explica o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, João Batista Teixeira, responsável pelo desenvolvimento do biorreator. Segundo ele, os programas de melhoramento genético desenvolvidos nas últimas décadas levaram à produção de plantas híbridas de café arábica muito promissoras do ponto de vista agronômico, mas são processos extremamente demorados, podendo levar até trinta anos para o lançamento de uma nova variedade. “Com o biorreator, é possível clonar híbridos promissores de café com muito mais rapidez e segurança”, enfatiza o pesquisador.

Para o café, que é um dos produtos agrícolas de maior destaque no mercado internacional, a importância de se aliar técnicas de biotecnologia, com o uso do biorreator, aos programas de melhoramento genético convencionais, é indiscutível e fundamental para manter o Brasil na posição que ocupa hoje como maior produtor mundial.  Mas, o equipamento pode trazer benefícios também para outros setores produtivos, como explica Teixeira.

Outras aplicações - “O biorreator reduz significativamente os custos com mão-de obra, além de acelerar o ciclo de produção e aumentar a produtividade e, por isso, representa uma ótima opção também para as empresas de fruticultura, produção de plantas ornamentais, reflorestamento, papel e celulose, madeireiras etc.”, afirma o pesquisador.

Além de acelerar o processo de multiplicação de plantas de interesse agronômico, ele cita ainda outras vantagens do equipamento em relação aos métodos tradicionais de produção de mudas, como: adaptabilidade a diversas espécies vegetais; uniformização da produção; simplicidade de montagem; geração de produtos isentos de pragas e doenças; e redução do custo total por unidade produzida.

Contatos no Show Rural: Carina Gomes, Guilherme Viana e Joana Silva - (45) 3327-1375 ou (43) 9994-2271

Fernanda Diniz (MTb 4685/89/DF)
Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia
Contatos: (61) 3448-4769/3340-3672 -fernanda@cenargen.embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...